bg_decoracao
bg_decoracao

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?
Postado em 15/12/2023.
Você já ouviu falar em Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo? Não?
É compreensível. Este é um nome grande e complicado para um tipo de ferramenta muito popular, e responsável pela popularização da criação de websites há muitos anos. 

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidos por CMS ( Content Management Systems) são plataformas desenvolvidas com o intuito de facilitar a disponibilização de conteúdo na internet. A noção que ter um website é algo que exige um amplo conhecimento técnico em desenvolvimento e redes já caiu por terra, literalmente, há décadas. 

Fazendo uso de um CMS, é possível configurar um site tão facilmente quanto clicar em um botão de ' Instalar' e preencher alguns campos. Da mesma forma, a publicação de conteúdo pode ser tão fácil quanto abrir um documento, preenchê-lo e clicar em ' Cadastrar'. Sistemas de gerenciamento de conteúdo são basicamente isso: uma plataforma pré-desenvolvida para resolver um determinado problema. 

Mas é claro que nem tudo são flores: ao fazer uso de uma plataforma deste tipo, deve-se estar ciente de que você está abrindo mão de um projeto customizado e construído de acordo com as suas necessidades por algo mais generalizado, e que algumas vezes não permite certos ajustes. Ainda, é necessário ter a noção que seu site provavelmente irá ter a aparência e funcionalidades similares á muitos outros sites por aí. 

Mas e o Wordpress, hein?

Mesmo não conhecendo o acrônimo ' CMS', talvez você já tenha ouvido o termo ' Wordpress '. 
Este é o CMS mais famoso e utilizado do mundo. De acordo com a PopupSmart , acredita-se que em 2023 o número de sites construídos com Wordpress seja de aproximadamente 455 milhões, o que significa que cerca de 42,7% de todos os sites publicamente disponíveis no mundo sejam deste tipo. 

800px-WordPress_MP6_dashboard

Números incríveis, não é? Muito disso se deve ao fato de que o projeto em questão é ' open-source ' e gratuito. Ou seja, não apenas é possível utilizar a plataforma sem pagar, como é o resultado de um projeto colaborativo de milhares de pessoas ao longo dos anos. O ecossistema permite não apenas a utilização de milhares de temas e estilos, como também permite a utilização de quase 60 mil plugins disponíveis no diretório oficial de desenvolvimento. 
Ou seja, existe a possibilidade de estender as funções de acordo com suas necessidades. É um projeto que não pertence á nenhuma empresa, suportado por programadores voluntários, e traduzido para 208 idiomas. 

Existem outros CMSs?

Sim. O Wordpress atende a necessidade de quem precisa de um website, porém existe um certo foco em estilos de blog. Outros CMSs buscam uma abordagem mais generalista, de forma a atender diferentes necessidades para diferentes tipos de empresa. 

O Joomla é um exemplo. Também possui um ecossistema rico em temas e extensões, e pode ser utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, catálogos, jornais, dentre diversos outros segmentos. Além de gratuito e open-source, é um projeto que desde 2005 vem recebendo prêmios de excelência pela qualidade de desenvolvimento. 

joomla

Temos também o Drupal , que também pode ser considerado um CMS, ou um framework modular. Sendo desenvolvido e evoluindo desde o ano 2000, possui as mesmas funções de gerenciamento de conteúdo, blogging, e capacidades de extensão de funcionalidades que seus concorrentes. Existem algumas críticas devido á curva de aprendizado e a necessidade de conhecimento técnico para seu uso, mas é um CMS de grande importância. 

drupal

Todos sistemas deste tipo possuem seus pontos fortes e fracos, mas há alguns aspectos constantes: a capacidade de oferecer um sistema simples e padronizado sem configurações avançadas, ao mesmo tempo em que abre-se mão de um projeto customizado e de pode não atender todas as suas necessidades. 

Mas então, posso fazer tudo sozinho!

Não é bem assim. Embora o uso de ferramentas de CMS para a criação de um site não exija conhecimento aprofundado para atingir seus objetivos, isso não quer dizer que não exija conhecimento algum. Existem aspectos fundamentais na criação de um site ou ambiente online em que não há saída: o conhecimento em linguagens de programação, em lógica, e inclusive nas minúcias de tráfego de rede é algo que tende a ser necessário. Você não quer, por exemplo, um site que aparenta ser quase idêntico á 99% de outros sites, não é?

A customização de sites construídos com o uso de CMS exige conhecimento técnico. Deve ainda ser considerado o fato de que desenvolver um site, independente do uso de ferramentas de CMS, exige a necessidade de alocação de infraestrutura na internet para a hospedagem do mesmo. Não apenas hospedagem: faz-se necessário o conhecimento técnico para o gerenciamento do domínio e de zonas DNS , de forma que o site seja acessível para seu público-alvo.

guy-frustrated-while-sitting-yellow-pouf-chair (1)

Ter um website também não é a única coisa que você precisa, não é mesmo? Você também precisa de e-mails para sua empresa, de desenvolvimento de identidade e material visual , de presença em redes sociais , de campanhas de marketing em plataformas de buscadores ... são coisas que um CMS não lhe oferece.  

Conforme já escrevemos em nosso blog, ainda há o aspecto de popularização de seu site. De nada adianta um website desenvolvido e disponível na internet, se as pessoas não o conhecem, ou não o acessam. A aplicação de técnicas de Search Engine Optimization é imprescindível para qualquer tipo de ambiente online público, como um website. Embora praticamente todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo possuam plugins e manuais para a aplicação destas técnicas, não é algo que pode ser feito rapidamente, sem o conhecimento na área de engines de busca, e em alguns casos, sem o conhecimento técnico.

Mas e a AgênciaNet nessa história toda?

Na AgênciaNet , juntamos o melhor dos dois mundos: a customização e liberdade de um site desenvolvido para sua empresa exatamente do jeito que você quer (coisa que os CMSs não permitem), ao mesmo tempo em que disponibilizamos um painel de gerenciamento em que você pode cadastrar, editar, excluir e gerenciar o conteúdo de seu site em tempo real e de forma muito facilitada!
Podemos dizer, com certeza, que nosso sistema de gestão de conteúdo está preparado para praticamente qualquer tipo de necessidade que você possa vir a ter. Ao desenvolvermos um site, aplicamos as técnicas necessárias para que sua performance esteja á par com o que é esperado hoje em dia, sem abrir mão de aspectos como acessibilidade, compatibilidade e experiência do visitante

painel

No painel de gerenciamento, disponibilizamos os módulos que sua empresa precisa, em um ambiente muito fácil de utilizar, e integrado com outros produtos de nossa agência, como catálogos online, ferramenta de e-mail marketing e cartões virtuais.

Se, por fim, a nossa solução de gerenciamento de conteúdo não lhe atender, também temos o know-how para desenvolver soluções 100% customizadas e dedicadas ás suas necessidades!

Se interessou? Entre em contato conosco , e agende uma visita!
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?
Carregando...

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Leia Mais
DNS: A lista telefônica de sites na internet
Carregando...

DNS: A lista telefônica de sites na internet

Leia Mais
Site para pequenas e médias empresas vale a pena?
Carregando...

Site para pequenas e médias empresas vale a pena?

Leia Mais
Voltar ao Topo