bg_decoracao
bg_decoracao

O que é SEO, e porque ele é importante?

O que é SEO, e porque ele é importante?
Postado em 09/03/2021. Última edição em 01/11/2021.
SEO é a sigla de 'Search Engine Optimization'. Em termos simplificados, significa o processo de otimizar seu site para aumentar a visibilidade para buscas relevantes. Quanto melhor a visibilidade que sua página tem em resultados de busca, mais provável é a possibilidade de você atrair a atenção de possíveis clientes para seu negócio. 

Como o SEO funciona?

Sites buscadores, como o Google e o Bing utilizam 'bots' para varrer bilhões de páginas espalhadas pela internet diariamente, indo de site para site, coletando informações sobre as páginas e colocando tais informações em um 'índice'. Então, os algoritmos desses buscadores analisam as informações levando em consideração centenas de fatores e sinais, para determinar qual a ordem em que resultados devem aparecer para uma determinada busca. 

Os fatores de ranking podem ser informações escritas na página, bem como podem ser aspectos de experiência do usuário visitante. Por exemplo, não é relevante apenas os termos escritos em uma página, como também a velocidade em que ela carrega, o quão amigável ela é em dispositivos móveis, e até mesmo quantos outros sites apontam para ela. 

Frequentemente, os buscadores alteram tais fatores, sempre buscando deixá-los o mais atualizados e de acordo com os paradigmas atuais de utilização de internet. Otimizar seu site com estes fatores em mente pode ser a diferença entre um negócio de sucesso e uma falência antecipada. Diferentemente de anúncios patrocinados (pagos), você não pode pagar buscadores para obter uma posição privilegiada em buscas orgânicas. 

Porque SEO é importante para marketing?

SEO é uma parte fundamental do marketing digital porque as pessoas conduzem trilhões de buscas todo ano, frequentemente com intenções comerciais para encontrar informações sobre produtos e serviços. Uma busca é comumente a fonte primária de tráfego digital para marcas e complementa outros canais de marketing, de forma que um site bem otimizado para buscas pode ter um impacto financeiro em sua organização. 

google search

Os buscadores também têm implementado formas inteligentes de exibir resultados, fornecendo informações buscadas de forma mais direta e com maior interação, o que aumenta ainda mais a visibilidade do seu site. 

Quais são as técnicas de SEO mais importantes?

Isto varia muito conforme o tempo. Até 2015, o que realmente importava para um site é ter conteúdo bem redigido, relevante e original. Com o advento das redes sociais, passou a ser importante ter uma boa rede de backlinks, que asseguravam a qualidade de um domínio. 

Em 2018, aconteceu uma revolução: o Mobile First. Basicamente, o Google passou a varrer a internet levando em consideração a experiência mobile antes da de desktop, de forma que ter um site responsivo (ou seja, compatível com dispositivos móveis) era tão importante quanto o conteúdo. 

métricas

Atualmente, a experiência do usuário tem um grande peso dentre os fatores de ranking dos buscadores. Além do conteúdo (que continua tendo grande importância), são coletadas métricas como o LCP (Largest Contentful Paint, tempo de carregamento do maior elemento visível do site), FID (First Input Delay, tempo que leva para o site ficar interativo após o carregamento) e CLS (Cumulative Layout Shift, índice de estabilidade visual durante o carregamento) que tem grande importância na definição de experiência. 

Como posso saber se meu site emprega técnicas de SEO 

Existem ferramentas de testes que analisam o código-fonte de sites e podem atribuir uma nota, e até mesmo dar dicas de como melhorar os aspectos técnicos relevantes para aumentar a possibilidade de um bom posicionamento em buscadores.

webdev

O Google, por exemplo, lançou a iniciativa 'web.dev', em que se você possui um certo nível de conhecimento, pode inserir sua URL e interpretar os resultados na hora. Na página inicial de nosso site, você pode usar esta ferramenta. 

Uma outra forma de garantir o correto desenvolvimento do seu site é falar com a gente! A AgênciaNet possui profissionais capacitados e atualizados nas mais recentes técnicas de SEO e boas práticas para seu site, e trabalha com o foco em resultados. Contate-nos e saiba mais sobre nossos serviços! 
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?
Carregando...

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Leia Mais
DNS: A lista telefônica de sites na internet
Carregando...

DNS: A lista telefônica de sites na internet

Leia Mais
O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?
Carregando...

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?

Leia Mais
Voltar ao Topo