Corel Web Vitals: As métricas de hoje em dia
Em meados de 2020, o Google anunciou algumas mudanças na forma como seria feita a avaliação de experiência dos usuários nos sites encontrados pelo buscador. Essa mudança visa facilitar a mensuração de uma boa experiência de usuário, considerando velocidade, interatividade e estabilidade visual. Nesse mesmo anúncio, o Google informou que no ano seguinte (2021), essas novas métricas fariam parte do já existente indicador de experiência chamado “The Page Experience Ranking Factor”.
A partir de junho de 2021 o lançamento dessa nova ferramenta aconteceu, mas o que são essas Core Web Vitals?
Elas são as ferramentas responsáveis por avaliar o desempenho de um site em 3 aspectos: a velocidade com que o site carrega, a facilidade de interação com o site e a estabilidade visual dele.
Para conseguir esses dados, o Google separa a origem dos dados em dois grupos diferentes, um deles é o Field Data, que coleta dados baseados nas experiências reais de usuários e usa esses dados para classificar o site no Google. O outro grupo é o Lab Test Data, que são os dados gerados em um ambiente controlado de teste que simula como seria a experiência de um usuário.
Um dos aspectos avaliados é o LCP (Largest Contentful Paint), que é responsável por avaliar o carregamento das páginas, considerando a velocidade e a renderização dos elementos como imagens, vídeos, cores entre outros.
Outro aspecto é o FID (First Imput Delay), que avalia o atraso entre um clique e a ação desejada dentro de um site, ele calcula o tempo que a primeira ação de um usuário e o início do carregamento dessa ação. Só destacando que o FID mede apenas o atraso e não o carregamento em si.
O último aspecto analisado é o CLS (Cumulative Layout Shift), responsável por calcular as mudanças inesperadas que ocorrem nas páginas. Um exemplo disso é estar navegando num site onde a página aparentemente já carregou completamente, mas ao clicar em alguma coisa dentro dela, um elemento que ainda estava carregando mas não aparecia carrega e a área do clique se move de lugar.
É claro que além desses três, outros indicadores de experiência ainda estão sendo considerados na hora de avaliar um site, como por exemplo, o SEO, se ele é otimizado para dispositivos móveis, se possui algum tipo de segurança para os usuários, além de outros.
É possível avaliar esses aspectos utilizando a página PageSpeed Insights, assim é possível ver quais aspectos do site precisam de atenção e podem receber melhorias. Para facilitar, o próprio Google disponibiliza um guia de otimização para LCP, FID e CLS que junto da avaliação gerada pelo teste pode dar um norte em relação ao que pode ser feito em busca dessa melhora de desempenho do site. Mas na dúvida, contate a AgênciaNet! Todos nossos sites tem suas métricas analisadas e otimizadas no momento em que são publicados.
ÚLTIMAS DO BLOG
Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!