Aprenda a usar seu site para gerar valor nos seus clientes
Apesar de parecer terem o mesmo significado, o valor é diferente de preço. Preço é quanto você cobra pelo seu produto ou serviço, já o valor é o quão benéfico o seu cliente enxerga o seu negócio.
A pandemia reforçou a necessidade de se estar presente nos meios digitais, mas mais importante do que estar presente, é se fazer ser visto e compreendido nesse mundo. Só que para isso, precisamos pensar como seu consumidor. Ao pensar como consumidor é que você visualiza o que precisa ser melhorado. Com isso, decidimos reunir algumas dicas que vão fazer com que seu site ganhe um “up” a fim de agregar valor aos seus clientes.
Como estão as informações no seu site?
Elas precisam estar dispostas de forma completa, organizada e de fácil compreensão para seu cliente. Informações pouco claras ou incompletas podem fazer com que seus possíveis clientes desistam do negócio, principalmente se seu site vender algum produto. Nesses casos, dados como valores e descrição são indispensáveis.
Você pode fazer uso de ferramentas para identificar se os buscadores, que são uma grande fonte de acessos para seu site, estão enxergando as informações do seu site da forma correta. O Google Search Console, ou até mesmo o Google Lighthouse, podem analisar as práticas implementadas em seu site e garantir que todo o seu esforço em organizar conteúdo e descrever seus serviços não tenha sido em vão.
Seu site não pode fazer seus clientes se sentirem desconfortáveis
Muitos banners e propagandas que o interrompem ao navegar pelo seu site podem ser irritantes, e fazer com que o possível comprador pare de buscar o que desejava e parta para a concorrência. É importante fazer uso de ferramentas como banners, botões, integrações e das famosas CTAs, a abreviação do inglês Call to Action (Chamada Para Ação), que chama seu cliente para realizar alguma ação como contatar a empresa, curtir uma página, comprar algo, etc.
Aí não dá, neh =)
Outro aspecto fundamental do conforto na navegação é reduzir o esforço necessário para que seu visitante atinja seu objetivo em seu site. Desenvolver um site que se adapte ao comportamento do visitante é fundamental, como abordamos em nosso artigo sobre responsividade.
Melhore a experiência do seu cliente ao usar o seu site
Utilize ferramentas que facilitem o contato com seu negócio, assim como a compra de um produto ou contratação de serviços. Por exemplo, ao invés de só colocar o seu WhatsApp lá, faça com que ao clicar no número a conversa já se inicie no mensageiro. Dessa forma ele não precisa ir até a agenda salvar o contato e depois ir no aplicativo iniciar o contato.
Tenha uma FAQ (Frequently Asked Questions, ou em tradução livre, Perguntas Frequentes), se seu nicho gera muitas dúvidas em comum no seu público. Além disso, o site do seu negócio precisa ter a cara dele, e ao falar sobre sua empresa, também é necessário enfatizar como o seu produto ou serviço soluciona as “dores” que seu cliente tem.
O uso do Google Analytics pode lhe ajudar a enxergar o que precisa ser melhorado. Com ele é possível visualizar o comportamento dos usuários nas páginas do site, bem como quais áreas dele precisam de atenção para ter o resultado desejado, e inclusive conhecer o perfil do seu público-alvo, ajudando a direcionar suas campanhas de marketing e gastar seu dinheiro mais eficientemente.
A ajuda de profissionais da área de marketing e tecnologia da informação pode ser útil caso você não domine as ferramentas e técnicas para isso. Aqui na AgênciaNet, temos mais de 20 anos de mercado e expertise na área de marketing digital para empresas de todos os portes, e oferecemos ferramentas para fazer sua empresa crescer de forma eficiente e sem gastar uma fortuna. Dá uma ligadinha e marque uma reunião!
Por Aislon Alcântara, edição por Michel Isoton
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