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Conheça o Analytics, e saiba porque ele é incrível

Conheça o Analytics, e saiba porque ele é incrível
Postado em 10/03/2021. Última edição em 01/11/2021.
O Google Analytics nada mais é que uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, para ajudar você a analisar o tráfego do seu próprio site de uma forma relativamente simples. Embora isso pareça simples, as implicações de poder usufruir de uma ferramenta dessas são imensas. 

Para muitas empresas, o site corporativo serve como um centralizador de todo o tráfego digital. Por exemplo, se você está veiculando anúncios patrocinados em algum buscador, alguma rede social ou rede de display, seus visitantes muito provavelmente irão visitar alguma parte de seu site. Então, a análise de tráfego de seu site é em muitos casos a melhor forma de conferir a efetividade das campanhas que você faz para promover seus produtos e/ou serviços. Então podemos redefinir o Google Analytics como "uma ferramenta gratuita que pode lhe ajudar a compreender e efetividade do seu marketing digital". É assim que mais de 50 milhões de websites ao redor do mundo utilizam o Google Analytics

Como o Google Analytics Funciona?

Basicamente, ao criar uma conta no serviço você irá receber um pequeno trecho de código, o qual você insere no código-fonte de seu site. Esse código irá rastrear diversas atividades que seus visitantes desempenham quando visitam seu site, juntamente com algumas características desses usuários (como gênero, idade, interesses...). Tais informações são armazenadas pelo serviço, que irá processar e agregar tudo e exibir para você, de uma forma simples de entender. As atividades coletadas estão em 4 níveis:

Nível de usuário (ações executadas por cada visitante)
Nível de sessão (cada visita individual)
Nível de Pageview (cada página visitada individualmente)
Nível de eventos (cliques em botões, visualizações de vídeos, etc)

Qual a diferença entre métricas e dimensões?

A melhor forma de interpretar essa diferença é considerar que métricas são as estatísticas coletadas referentes ao comportamento de seus visitantes no seu site, enquanto as dimensões são as várias maneiras que você pode empregar para visualizar tais estatísticas, baseado nas questões que você quer responder. 

Segmentaçãod e Localização

Por exemplo, saber quantos visitantes seu site tem não é uma informação muito útil. Porém, saber quantos visitantes são do gênero feminino e estão na faixa de 20 a 30 anos é uma informação muito útil: você pode usar isso para construir toda a sua estratégia de marketing digital, de forma a atingir o seu verdadeiro público-alvo da melhor forma possível. 
Neste exemplo, o número de visitantes é a métrica, e gênero e idade são as dimensões pelas quais você segmentou tal métrica. Analisar dados é isso: 'fatiar' e 'picar' métricas por dimensões baseado nas perguntas que você quer responder. 

Que tipos de dados estão disponíveis no Google Analytics?

Podemos dividir os dados em duas categorias: Dados de Aquisição de Visitantes e Dados de Comportamento de Visitantes

Os dados de aquisição de visitantes são as informações intrínsecas do usuário, antes mesmo de eles acessarem seu site. Alguns exemplos são idade, gênero, interesses. Ainda, tem as informações de onde a visita está se originando (exemplo: Facebook, Twitter, Google...). Por serem dados intrínsecos, você não pode mudá-los; O que você pode fazer é, em suas plataformas de marketing digital, escolher perfis específicos de público-alvo que possuem as características que você deseja atingir. Por exemplo, você pode veicular anúncios para homens acima de 50 anos no Facebook, e consequentemente o engajamento do seu site irá passar a ter uma maior participação deste grupo demográfico.

Canais de Aquisição de Tráfego

Os dados de comportamento de visitantes são coletados durante a sessão do visitante em seu site. Isso inclui: tempo de visita, quais são a primeira e última página que eles acessam, o 'caminho' pelo qual eles navegam, qual a plataforma em uso (mobile, desktop, tablet...), qual o navegador em uso (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge...), dentre outros detalhes. Através dos dados de comportamento, você pode compreender o que faz com que seus visitantes saiam de seu site, por exemplo. Você pode melhorar a experiência de navegação, de forma a diminuir a taxa de rejeição.

E como fica a privacidade de meus visitantes?

Fazendo uso de 'cookies primários', o Google Analytics coleta as informações de seus visitantes. Porém, não são empregadas informações que possam identificar o visitante individualmente; Apenas as características demográficas são agregadas aos dados de comportamento de cada visitante. Desta forma, não é possível, mesmo para o proprietário de um site, identificar o indivíduo que está acessando seu site. Obviamente, o Google faz uso dos dados coletados para diversos fins, como na compreensão de tendências, veiculação de remarketing, identificação de preferências pessoais, dentre outros vários usos. Você pode conferir maiores informações nas Políticas de Privacidade da ferramenta. 

Existe alguma alternativa?

Sim! Plataformas como o Plausible e Matomo permitem a coleta de dados do tráfego do seu site sem empregar qualquer serviço do Google. Caso você possua conhecimentos técnicos, pode até mesmo utilizar tal ferramenta no modelo 'On-Premise', em que os todos os dados coletados ficam em sua posse, em seu servidor. Porém, como citado, isso requer conhecimentos técnicos intermediários. 

Quero usar o Google Analytics. Por onde começo?

Comece entrando em contato com a AgênciaNet! Nossa equipe possui o conhecimento necessário para implementar a ferramenta. Todos os sites desenvolvidos por nós já possui o Google Analytics, e ajudamos você á interpretar seu tráfego. 
Por Michel Isoton

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