Marketing de Atração x Marketing de Interrupção
Inbound Marketing e Outbound Marketing são duas estratégias de marketing bastante conhecidas por quem trabalha com isso, mas o que cada uma significa para que o empreendedor consiga decidir qual das duas estratégias é mais adequada ao seu negócio?
O Outbound Marketing é conhecido como marketing de interrupção, já é bastante antigo e considerado ultrapassado, além de não apresentar muitos benefícios.
Ele consiste em ir até o cliente, interrompendo-o de alguma maneira, como por exemplo, ligações de telemarketing, visitas presenciais com ofertas (o famoso porta-a-porta), panfletagem nas ruas, parando as pessoas para oferecer produtos ou serviços.
Um dos principais motivos pelos quais muitas empresas ainda o utilizam, é por sua velocidade de retorno. O Outbound Marketing consegue gerar conversões em vendas mais rápido do que o Inbound Marketing, pois o contato com o cliente é mais imediatista e a resposta também.
As desvantagens desse modelo é que ele interrompe as pessoas no que estiverem fazendo, se tornando até mesmo inconveniente, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham certa aversão à marca. Os resultados são mais rápidos, só que para isso o volume de contatos precisa ser grande, ainda assim, acaba compensando para muitos empreendedores, por isso, apesar de ultrapassado, é amplamente utilizado.
O Inbound Marketing, por outro lado, é a estratégia que tem se tornado mais popular atualmente. Ela consiste em atrair o público alvo de uma maneira mais natural, sem interromper o cliente com ligações e visitas, mas oferecendo conteúdos relevantes para que ele se sinta atraído pela marca e compre. Por exemplo, um site, uma faixa de promoção numa loja de calçados ou um anúncio nas redes sociais onde o cliente interessado já clica e contata a empresa.
Basicamente, no Inbound marketing o empreendedor age de tal modo que os clientes passam a procurar pelo seu negócio e não o empreendedor procurar os seus clientes.
A principal vantagem entre as duas estratégias é o custo, pois não há a necessidade de grandes equipes ou grandes investimentos para criar conteúdos atraentes através de textos, posts em blogs, banners, outdoors e anúncios online. Além disso, o cliente não será interrompido e se tiver interesse entrará em contato ou visitará o estabelecimento para fechar negócio.
Já se tratando das desvantagens, o Inbound Marketing pode demorar para começar a dar resultados, pois envolve um trabalho maior em sua execução do que simplesmente pegar um telefone e ligar para o cliente ou visita-lo, podendo levar dias, semanas e até meses para começar a trazer resultados relevantes.
No entanto há a possibilidade de utilizar as duas estratégias para obter o melhor de cada uma, tendo em vista que ambas têm como objetivo atrair leads qualificados para a base de clientes.
Ao produzir conteúdos relevantes nas redes sociais, blog e e-mail e também contar com uma equipe comercial ativa que prospecte os clientes diariamente, as chances de conseguir fechar uma venda aumentam, assim como a autoridade da marca para se tornar líder numa região ou até mesmo nacionalmente.A AgênciaNet pode lhe ajudar nisso, então contate-nos!
Por Aislon Alcântara
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