bg_decoracao
bg_decoracao

IX.br: O Brasil preparado para tráfego pesado

IX.br: O Brasil preparado para tráfego pesado
Postado em 16/06/2023. Última edição em 18/03/2024.
Você provavelmente já percebeu que a tecnologia e a internet fazem parte de praticamente todos os aspectos de sua vida atualmente. Você usa a internet para conferir notícias, tirar dúvidas, pesquisar preços, fazer compras, assistir filmes. Você talvez até faça compras, escute música, rádio, ou faça reuniões pela internet. Você leva a internet no seu bolso para qualquer lugar, desde o banheiro até sua casa de praia. É um fato: a internet faz parte da sua vida, e precisa ter segurança, agilidade e confiabilidade que estejam de acordo com esse nível de dependência. 

Você já parou para pensar em como a grande rede mundial de computadores evoluiu para atingirmos este nível de qualidade, e para aguentar o tráfego crescente e massivo da atualidade? O projeto IX é grande parte disso, e o Brasil é um dos protagonistas.

O que é o IX.br?

Talvez você já saiba: a internet nada mais é que uma grande rede de computadores interconectados. São os seus dispositivos (computadores, notebooks, smartphones, câmeras…), os dispositivos de seus vizinhos, de órgãos governamentais, empresas, provedores, todos interconectados e se comunicando. 

ix-nic

Mas existe uma estrutura de alta performance que age como uma espécie ‘hub’: o IX.br, ou Internet Exchange Brasil’, também chamado de PTT (Ponto de Troca de Tráfego) pela velha guarda. Essa estrutura é uma rede de alta performance que interconecta grandes centros urbanos do Brasil, e que permite a troca de dados direta entre provedores, sem precisar dar vários ‘saltos’ para que os dados cheguem aos seus destinos. 

O IX.br, que é o ponto de troca de tráfego brasileiro gerido pelo CGI.br (Comitê Gestor de Internet no Brasil) conecta mais de 35 localidades brasileiras, as quais são grandes centros econômicos, comerciais e urbanos.

As vantagens de fazer parte do IX.br 

Como o IX.br é um ‘hub’ que conecta grandes redes e provedores, ele traz uma série de vantagens tanto para os provedores de internet, como para grandes empresas, e até mesmo para você, usuário doméstico. 

O tráfego de dados não é barato: provedores de internet e dados gastam fortunas para alocar canais de tráfego e cobrir distâncias. No IX.br, grandes provedores, como Facebook, Netflix, Youtube ou Spotify conectam diretamente ao hub, e se seu provedor de internet fizer parte, você tem uma rota muito simplificada e barata para acessar conteúdos. Isso reduz os custos dos provedores, e essa economia é repassada para você.

A participação de grandes provedores no projeto tem impacto aparente também em pequenos provedores de baixo alcance, que não fazem parte do projeto. Isso acontece porque ocorre a redução de tráfego em redes menores, o que permite também que pequenos provedores não precisem escalar sua infraestrutura com muita frequência. Novamente, a economia chega ao seu bolso.

brasil-interconectado

Como o caminho de seu dispositivo até a fonte dos dados fica muito menor, a qualidade e velocidade tem uma melhora não apenas significativa, como perceptível até mesmo para usuários domésticos. Se seu provedor de internet possui conexão com uma localidade do IX.br que possui contrato com o Youtube, por exemplo, você verá seus vídeos com muito mais velocidade, responsividade, e com muito menos falhas. Isso porque toda a conexão entre as partes envolvidas se dá de forma direta, por meio de fibra óptica, em velocidades de dezenas de Gigabytes por segundo. 

O maior do mundo

O Brasil tem motivos para se orgulhar: embora nossa internet não seja a mais rápida do mundo, se considerarmos o tamanho de nosso país e o desafio em fornecer internet de qualidade para todos os grandes centros urbanos, estamos à frente de todo mundo. 

O IX.br é o segundo maior ponto de troca de tráfego do mundo em termos de quantidade de localidades, o maior em quantidade de membros participantes, e o maior do mundo em termos de tráfego trocado entre os participantes (tanto médio como máximo histórico). Em dezembro de 2021, de acordo com dados do portal IX, atingimos a marca de 20 Terabits por segundo de tráfego, que é 43% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2020. Parte disso se deve à epidemia do Coronavírus, que fez com que muita gente ficasse em casa, trabalhando remotamente e consumindo conteúdo, mas o tráfego só tem crescido de lá para cá. 

dados-agregado

Em mais alguns poucos meses, vamos chegar à marca de 30 Terabit por segundo de pico de tráfego. Obviamente, grande parte se refere à região de São Paulo, a grande metrópole brasileira, e à Fortaleza no Ceará, onde muitos cabos submarinos partem e chegam de nosso continente, inflando o tráfego da região. Porto Alegre é uma das localidades, e já teve picos de mais de 3,5 Terabit por segundo. Caxias do Sul também faz parte do projeto, porém com um tráfego bem baixo: o pico da cidade da serra gaúcha é de cerca de 5 Gigabit por segundo.

Preparado para o futuro

Embora os números do IX brasileiro sejam os maiores do mundo, o projeto ainda tem espaço para crescer. Algumas cidades do sudeste possuem população e necessidade tecnologia suficientes para possuírem um nó próprio, e a largura de banda que interconecta as partes ainda não está perto de ser saturada.

dados-decada

Considerando dados históricos de tráfego de 2016 para cá, o aumento da adoção de transmissão de televisão por IP (vulgo IPTV), o grande uso de serviços como Youtube, Netflix e outros serviços de streaming, a popularização de meios de conexão como dispositivos móveis e redes wireless, e até mesmo a adoção de tecnologias como IPv6 e H3/QUIC, as estimativas apontam que o tráfego nas redes de internet brasileiras continuarão a crescer rapidamente.

Como usufruir

Como usuário doméstico, basta verificar se seu provedor faz parte do ponto de interconexão mais próximo. Se fizer, você automaticamente já usufrui das vantagens do IX.br. Você pode conferir a lista de participantes do nó IX mais próximo no site do projeto. Selecione a localidade e confira a lista. 

datac

Como empresa, o mesmo se aplica. Porém se sua empresa trabalha com o processamento e distribuição de dados pela internet e seu negócio depende disso, talvez valha a pena estudar a possibilidade de fazer parte diretamente. Para isso, procure um profissional capacitado para avaliar a necessidade e viabilidade. 

A AgênciaNet faz uso de serviços de hospedagem que participam diretamente da rede IX.br. Ou seja, os sites servidos pela AgênciaNet já são disponibilizados com a qualidade, confiabilidade e performance que só o IX.br pode oferecer. Interessou? Contate-nos!
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?
Carregando...

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Leia Mais
DNS: A lista telefônica de sites na internet
Carregando...

DNS: A lista telefônica de sites na internet

Leia Mais
O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?
Carregando...

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?

Leia Mais
Voltar ao Topo