bg_decoracao
bg_decoracao

A importância do smartphone para a WEB

A importância do smartphone para a WEB
Postado em 09/03/2021. Última edição em 01/11/2021.
O panorama tecnológico muda a cada ano que se passa. Nunca tivemos um número tão grande de pessoas conectadas (4,53 bilhões ou 58.8% da população mundial) e as formas que as pessoas estão se conectando pelo mundo estão mudando, e muito.

Porém, esta não é a única forma de mudança do mundo digital. Graças aos novos dispositivos, os computadores desktop já não são mais a forma dominante de acesso á Internet. Eles estão dando lugar aos smartphones, e as estatísticas indicam que esta tendência tende a continuar, á medida que um número maior de pessoas ao redor do mundo adquire smartphones e conecta-se.

Tráfego oriundo de Dispositivos Móveis

Durante a última década, a parcela de tráfego global oriundo de dispositivos móveis disparou. Em 2018 e 2019, este número atingiu cerca de 53% do tráfego global e se estabilizou, indicando que podemos ter atingido um 'novo normal'. Á medida que a tecnologia 5G se torna cada vez mais uma realidade, a importância do tráfego e experiência de usuários nestes tipos de dispositivos pode aumentar ainda mais, e crescer em um ritmo ainda mais acelerado do que vimos na última década.

Estatísticas de Buscas Orgânicas

O crescimento no tráfego mundial de dispositivos móveis é ainda maior que os dados citados acima, se considerarmos casos de uso específicos, e isso faz todo o sentido. Ao final de 2019, por exemplo, mais de 60% das buscas feitas pelo Google eram oriundas de dispositivos móveis.

Participação em Buscas Orgânicas

Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído, ele está constantemente acima das estatísticas de buscas através de dispositivos desktops. Isto tem justificativa: em dispositivos móveis, principalmente os de sistema operacional Android, a facilidade de fazer uma busca no gigante de Palo Alto é enorme, inclusive através de reconhecimento por voz.

Tempo de Interação com Smartphones

Ter um computador no bolso é muito conveniente. Em alguns casos até demais.
Estatísticas mostram que o tempo médio que as pessoas tem gasto na frente do computador tem caído vertiginosamente, em contraste com o tempo gasto interagindo com o smartphone, que já lidera há algum tempo.

Tempo de Interação Mobile x Desktop

Um estudo aponta que, em 2019, a média de utilização diária de dispositivo móvel para fins recreativos (sem considerar chamadas telefônicas) era de 203 minutos, ou seja, mais de 3 horas por dia! E esse número atualmente é maior, embora não haja estudos para quantificar tal métrica.

A exceção á regra

Em um caso de uso bem específico, os computadores tradicionais ainda estão á frente de dispositivos móveis: E-commerce. O número de conversões (vendas efetuadas) em dispositivos móveis ainda não é grande o suficiente á ponto de ultrapassar a experiência tradicional de computadores e notebooks.

Taxa de Conversão por Dispositivo (EUA)

Estudos mostram que as pessoas tendem a iniciar a pesquisa por um produto a comprar em dispositivos móveis, mas a finalização da compra ocorre em computadores e notebooks. Um fato importante é que praticamente 90% do tempo de interação em smartphones ocorre em aplicativos, área em que e-commerces ainda não conseguem oferecer uma boa experiência de compra. Outros fatores são o tamanho de tela, haja visto que a pesquisa por produtos tende a exigir muitas abas abertas, e muitos e-commerces não tem uma experiência responsiva de navegação boa o suficiente para que os visitantes se sintam instigados a finalizar uma compra.

O futuro do Uso de Dispositivos Móveis

Claramente, mais e mais pessoas estão usando seus dispositivos móveis para acessar a internet, e podemos claramente esperar que essa tendência continue. Isso ocorre parcialmente pela redução de preços de dispositivos móveis em países em desenvolvimento (Brasil, India, Indonésia, China...), que é onde o uso de internet tem crescido mais rapidamente.

A China, por exemplo, é o pais com o maior número de usuários de internet do mundo - cerca de 802 milhões de pessoas - e 98% deles acessa a internet via dispositivo móvei. A Índia acompanha de perto com mais de 500 milhões de usuários, e 80% de utilização de dispositivos móveis. Como dito acima, 90% do tempo de interação com smartphones ocorre através de aplicativos, onde o engajamento é cerca de 4 vezes maior em comparação com sites com as mesmas funcionalidades.

Podemos algum dia chegar ao ponto em que computadores e notebooks se tornem obsoletos devido aos dispositivos móveis? Apenas o tempo dirá, mas as estatísticas mostram que esta é uma possibilidade.
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?
Carregando...

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Leia Mais
DNS: A lista telefônica de sites na internet
Carregando...

DNS: A lista telefônica de sites na internet

Leia Mais
O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?
Carregando...

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?

Leia Mais
Voltar ao Topo