bg_decoracao
bg_decoracao

A importância do smartphone para a WEB

A importância do smartphone para a WEB
Postado em 09/03/2021. Última edição em 01/11/2021.
O panorama tecnológico muda a cada ano que se passa. Nunca tivemos um número tão grande de pessoas conectadas (4,53 bilhões ou 58.8% da população mundial) e as formas que as pessoas estão se conectando pelo mundo estão mudando, e muito.

Porém, esta não é a única forma de mudança do mundo digital. Graças aos novos dispositivos, os computadores desktop já não são mais a forma dominante de acesso á Internet. Eles estão dando lugar aos smartphones, e as estatísticas indicam que esta tendência tende a continuar, á medida que um número maior de pessoas ao redor do mundo adquire smartphones e conecta-se.

Tráfego oriundo de Dispositivos Móveis

Durante a última década, a parcela de tráfego global oriundo de dispositivos móveis disparou. Em 2018 e 2019, este número atingiu cerca de 53% do tráfego global e se estabilizou, indicando que podemos ter atingido um 'novo normal'. Á medida que a tecnologia 5G se torna cada vez mais uma realidade, a importância do tráfego e experiência de usuários nestes tipos de dispositivos pode aumentar ainda mais, e crescer em um ritmo ainda mais acelerado do que vimos na última década.

Estatísticas de Buscas Orgânicas

O crescimento no tráfego mundial de dispositivos móveis é ainda maior que os dados citados acima, se considerarmos casos de uso específicos, e isso faz todo o sentido. Ao final de 2019, por exemplo, mais de 60% das buscas feitas pelo Google eram oriundas de dispositivos móveis.

Participação em Buscas Orgânicas

Embora o ritmo de crescimento tenha diminuído, ele está constantemente acima das estatísticas de buscas através de dispositivos desktops. Isto tem justificativa: em dispositivos móveis, principalmente os de sistema operacional Android, a facilidade de fazer uma busca no gigante de Palo Alto é enorme, inclusive através de reconhecimento por voz.

Tempo de Interação com Smartphones

Ter um computador no bolso é muito conveniente. Em alguns casos até demais.
Estatísticas mostram que o tempo médio que as pessoas tem gasto na frente do computador tem caído vertiginosamente, em contraste com o tempo gasto interagindo com o smartphone, que já lidera há algum tempo.

Tempo de Interação Mobile x Desktop

Um estudo aponta que, em 2019, a média de utilização diária de dispositivo móvel para fins recreativos (sem considerar chamadas telefônicas) era de 203 minutos, ou seja, mais de 3 horas por dia! E esse número atualmente é maior, embora não haja estudos para quantificar tal métrica.

A exceção á regra

Em um caso de uso bem específico, os computadores tradicionais ainda estão á frente de dispositivos móveis: E-commerce. O número de conversões (vendas efetuadas) em dispositivos móveis ainda não é grande o suficiente á ponto de ultrapassar a experiência tradicional de computadores e notebooks.

Taxa de Conversão por Dispositivo (EUA)

Estudos mostram que as pessoas tendem a iniciar a pesquisa por um produto a comprar em dispositivos móveis, mas a finalização da compra ocorre em computadores e notebooks. Um fato importante é que praticamente 90% do tempo de interação em smartphones ocorre em aplicativos, área em que e-commerces ainda não conseguem oferecer uma boa experiência de compra. Outros fatores são o tamanho de tela, haja visto que a pesquisa por produtos tende a exigir muitas abas abertas, e muitos e-commerces não tem uma experiência responsiva de navegação boa o suficiente para que os visitantes se sintam instigados a finalizar uma compra.

O futuro do Uso de Dispositivos Móveis

Claramente, mais e mais pessoas estão usando seus dispositivos móveis para acessar a internet, e podemos claramente esperar que essa tendência continue. Isso ocorre parcialmente pela redução de preços de dispositivos móveis em países em desenvolvimento (Brasil, India, Indonésia, China...), que é onde o uso de internet tem crescido mais rapidamente.

A China, por exemplo, é o pais com o maior número de usuários de internet do mundo - cerca de 802 milhões de pessoas - e 98% deles acessa a internet via dispositivo móvei. A Índia acompanha de perto com mais de 500 milhões de usuários, e 80% de utilização de dispositivos móveis. Como dito acima, 90% do tempo de interação com smartphones ocorre através de aplicativos, onde o engajamento é cerca de 4 vezes maior em comparação com sites com as mesmas funcionalidades.

Podemos algum dia chegar ao ponto em que computadores e notebooks se tornem obsoletos devido aos dispositivos móveis? Apenas o tempo dirá, mas as estatísticas mostram que esta é uma possibilidade.
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

As vantagens de ter um site próprio
Carregando...

As vantagens de ter um site próprio

Leia Mais
Mudanças nas cobranças da AgênciaNet
Carregando...

Mudanças nas cobranças da AgênciaNet

Leia Mais
Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais
Carregando...

Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais

Leia Mais
Voltar ao Topo