LinkedIn: A rede profissional
Nem só de Instagram e Facebook vivem as empresas. O LinkedIn também tem um enorme potencial para negócios no mundo digital, principalmente por já ser uma rede social voltada para empresas e colaboradores.
Criado em 2003, o LinkedIn teve um início bem simples: tratava-se apenas de uma plataforma para procurar empregos. Hoje em dia, ele já tem tantas funcionalidades quanto redes sociais mais populares e voltadas ao entretenimento. Já são mais de 500 milhões de usuários no mundo inteiro, dos quais 51 milhões estão só no Brasil.
Se fosse para simplificar o LinkedIn em algo que conhecemos no mundo prático, podemos dizer que é um grande currículo online, com funcionalidades dinâmicas, sendo possível interagir com outras pessoas que estão ali com o mesmo objetivo. Recursos de recrutamento e seleção, networking, mensageria, seleção de habilidades, depoimentos... São dezenas de funcionalidades que tem um objetivo em comum: conectar profissionais capacitados ás empresas dos seus sonhos.
Quando o assunto é networking, o LinkedIn é rei. Por ter uma proposta mais corporativa, a maior parte dos usuários que estão ali são pessoas em busca de um trabalho, ou que já trabalham mas querem se conectar com pessoas do mesmo ramo, com colegas de profissão, de faculdade e de interesses similares, criando assim, uma rede de conexões que pode vir a ser útil em sua vida profissional.
Ainda, centralizar no LinkedIn algo semelhante a um portfólio de trabalhos é sempre uma boa estratégia para chamar a atenção. A interface é bem dinâmica, oferecendo a possibilidade de adicionar toda a sua carreira em uma linha do tempo, além de organizar de maneira eficiente os seus projetos, os seus cursos e qualificações. Para quem é freelancer, por exemplo, é um baita negócio apresentar os projetos que trabalhou de forma organizada e usar o LinkedIn para vender novos projetos.
Por permitir que as pessoas de interesses e habilidades comuns se conectem, o LinkedIn também é uma mão na roda para as empresas que estão recrutando. É oferecida a possibilidade de buscar por colabores com habilidades e formações específicas, analisar seus perfis e possivelmente chamá-los para uma entrevista. É possível encontrar perfis de profissionais similares ao seu melhor funcionário, ou encontrar profissionais já graduados de sua alma mater. Também é possível abrir vagas em uma página empresarial e receber as candidaturas dentro da própria plataforma. Isso ajuda a economizar com recrutamento e seleção em agências de emprego, otimizar o tempo e conseguir os melhores candidatos possíveis.
A construção de autoridade das empresas dentro do LinkedIn pode acontecer da mesma forma que em outras redes sociais, ou seja, produzindo conteúdo de valor para quem acompanha a página e sendo referência no assunto. Se você possui uma empresa, basta criar um perfil e logo poderá estar adicionando conteúdo a rede. Se você é um recrutador, coloque-se no lugar de seus candidatos: conhecer os fundamentos e filosofias da empresa é tão importante quanto conhecer as condições de trabalho e salário. O LinkedIn é uma forma de levar este conhecimento aos interessados.
Além de todas essas funcionalidades, o LinkedIn também serve como uma plataforma para se manter informado sobre o que há de novo no mercado de todas as áreas, já que as empresas estão sempre comunicando o uso de novas estratégias, tecnologias e inovações que podem ser um diferencial na hora de atrair profissionais, e não somente isso: pode ser utilizado como uma plataforma para formar parcerias. Ao encontrar empresas com filosofias e processos similares, um acordo de benefício mútuo pode nascer e trazer maior eficiência e novas ideias ás organizações envolvidas.
A GE por exemplo, utilizou a plataforma para conectar-se a profissionais de média e alta gerência na indústria e participou de mais de 180 projetos e soluções desenvolvidas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016. A BECOMEX gerou resultados equivalentes a 67 vezes o valor do investimento no atendimento Self Service. O Nubank, agora considerado o banco mais valioso da América Latina, faz uso da plataforma para difundir sua cultura de inclusão e adoção de tecnologias, e a cada dia, torna-se a empresa dos sonhos de muitos profissionais de TI.
Sem dúvida alguma, o LinkedIn não é apenas uma rede social. É uma ferramenta profissional de grande impacto, e deve ser utilizado como tal. Se utilizado de forma correta, pode alterar completamente o curso de sua empresa, ou de sua vida profissional.
E aí, já criou o seu perfil? Aproveite e visite a nossa página lá!
ÚLTIMAS DO BLOG
Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!