bg_decoracao
bg_decoracao

DNS: A lista telefônica de sites na internet

DNS: A lista telefônica de sites na internet
Postado em 10/01/2024. Última edição em 08/01/2024.
O DNS é um dos sistemas mais importantes da internet, que você usa diariamente sem nem perceber. Essas três letrinhas vem do nome original: Domain Name System, ou Sistemas de nomes de domínios

Você já parou para pensar exatamente em como a internet funciona? Em como que, ao digitar um domínio na barra de endereços de seu navegador, o site é localizado, e é carregado na sua tela? Poucas pessoas que não trabalham na área de tecnologia de informação, e até mesmo especificamente na área de sistemas para internet, tem este conhecimento. 
A resposta é complexa em sua natureza, mas ela começa com o uso de DNS, e pode-se dizer que a popularização da internet jamais teria acontecido sem isso. Mas vamos por partes. 

O que esse tal de DNS faz, exatamente?

Todo site ou sistema online que você acessa, seja via navegador, aplicativos ou softwares de qualquer natureza, independente de dispositivo, funciona através da requisição de conteúdo de um ambiente remoto (o que chamamos de servidor) feito pelo dispositivo (o que chamamos de cliente). Ou seja, á grosso modo, o site não está em seu computador ou smartphone, ele 'vêm' de algum lugar. O transporte destas informações ocorre, atualmente, de forma muito rápida e eficiente: em questão de dezenas de milissegundos, o carregamento de conteúdo pode começar, terminar, e você nem percebe. 
Mas como o seu dispositivo sabe de onde ele deve requisitar conteúdo, é o 'X' da questão. 

endereço_ip

Todo ambiente, seja remoto ou local, que faça parte da grande rede mundial de computadores tem algo em comum: a atribuição de um endereço, que chamamos de 'endereço IP'. Trata-se de uma sequência de números e caracteres que identifica seu dispositivo, e sem esse número, seu dispositivo não consegue acessar a internet. A atribuição deste número acontece automaticamente pelo seu provedor, então é algo que você nem percebe. 

Dessa forma, para acessar um conteúdo, basta saber o endereço IP dele. Simples, não é mesmo?
Só que não. Imagine ter de decorar uma sequência enorme de caracteres sem qualquer lógica para conseguir acessar um site ou serviço, ou até mesmo usar serviços de mensageiros instantâneos. É impossível, e é exatamente para isso que o DNS surgiu: dar um nome humanamente amigável aos endereços IP, algo similar á uma agência telefônica. 

Não entendi... explica melhor!

Sem problema. 
É muito fácil lembrar de 'google.com.br', não é? É o buscador mais popular do mundo, que está na ponta da língua de 99% da população que usa internet. Mas e se para acessar, você precisasse decorar "142.251.128.99", seria fácil?
No começo, impossível, e depois, você até poderia se acostumar, até ter de decorar outros milhares de números de outros serviços que utiliza na internet

como_dns_funciona.jpg

Para a internet super simples e centralizada da década de 1980, presente apenas em instituições de ensino e militares dos Estados Unidos e utilizada por um número bem limitado de pessoas, era algo possível. Mas logo, com o crescimento da rede, percebeu-se que havia a necessidade de criar um mecanismo que facilitasse a utilização da rede sem um manual na mesa.
O DNS é isso. 

Mas como funciona?

Trata-se de um sistema muito resiliente, com diversas camadas. Existem milhares de pequenas máquinas, chamadas servidores, espalhadas pelo mundo, que implementam o protocolo de DNS. Seu provedor de internet, seja de telefonia móvel ou fibra ótica, sem dúvida tem um desses. 
Cada vez que você ou seus dispositivos requisitam acessar um domínio (como por exemplo, o Google), é feita uma consulta extremamente rápida neste servidor. Ele então retorna ao seu dispositivo o endereço IP do conteúdo desejado, e sua máquina envia a requisição ao endereço IP. De uma forma muito simplificada, é basicamente isso. 

Cada servidor de DNS se comunica não apenas com dispositivos 'clientes', como também com outros servidores de DNS. Dessa forma, quando há mudanças de domínios ou endereços IPs, a mudança ocorre em todos os servidores, em um certo intervalo de tempo. É quase como enfileirar dominós e derrubar, estilo cascata: ao alterar um registro de DNS junto á instituição que possui a autoridade sobre o domínio, tal alteração é replicada até chegar ao servidor DNS em uso pelo seu dispositivo. 

Autoridade de DNS? Agora complicou tudo de novo!

Não, é bem simples. 
Vamos usar como exemplo o site da nossa agência: agencianet.net.br
Todo domínio com o final '.br' é registrado, de alguma forma, pela instituição 'Registro.br'. Trata-se do órgão brasileiro filiado ao Comitê Gestor de Internet do Brasil responsável pelo registro de domínios deste tipo. Você paga um valor anual para eles, e você pode registrar um domínio com o nome que quiser (se estiver disponível). 

registro.br.logo

Além disso, no painel deles, existe a 'Zona DNS', que nada mais é que uma tabela onde você preenche os endereços IPs onde quer que seu domínio 'aponte'. Fácil, não é?
Existem diferentes tipos de registros DNS, o que não vem ao caso para uma concepção simples do conceito. Mas para todos os tipos, ao sofrer alterações, as mesmas são replicadas até chegar á você (seu dispositivo). 

Mas eu quero saber mais...

Entendido!
Um domínio de internet pode ter diferentes tipos de registros de DNS. Um registro do tipo 'A' é aquele que aponta para um endereço IP, conforme explicado acima. Todo domínio sempre terá um registro deste tipo, que serve para direcionar uma requisição á um servidor, muitas vezes hospedado em datacenters ou provedores de conteúdo e serviços. 
Outro tipo de registro muito utilizado é o 'CNAME'. Basicamente, ele permite a criação de subdomínios, o que é muito útil. Lembra-se de que você também pode entrar nos sites digitando o 'www' antes do domínio? É graças ao CNAME. Muitas empresas também disponibilizam áreas de clientes através do subdomínio 'clientes.dominio.com.br', por exemplo. 

Para a utilização de serviços de e-mail em um domínio, faz-se uso de registros 'MX', que servem única e exclusivamente para a configuração de apontamento de servidores deste tipo. Para a configuração de mecanismos de autenticidade, utiliza-se os registros 'TXT', e também temos o 'AAAA' (chamado de 'Quad-A') que funciona exatamente como o registro 'A', porém para endereços IP versão 6

Mas e a AgênciaNet?

Na AgênciaNet, além de prestarmos o serviço de registro de domínios para sua empresa, também administramos zonas DNS e podemos fazer a ativação e alteração de serviços para sua empresa caso isso dependa de manipulação de registros DNS. Temos profissionais capacitados e o conhecimento necessário para lidar com este tipo de necessidade. 
Logo, se precisar de ajuda, entre em contato!
Por Michel Isoton

ÚLTIMAS DO BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital e WEB, para fazer sua empresa prosperar no mundo digital!

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?
Carregando...

Como o Google Ads pode ajudar o seu negócio a faturar mais?

Leia Mais
O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?
Carregando...

O que são Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo?

Leia Mais
Site para pequenas e médias empresas vale a pena?
Carregando...

Site para pequenas e médias empresas vale a pena?

Leia Mais
Voltar ao Topo